Proerd: a alegria de voltar

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é aplicado por policiais militares que atuam diretamente nas escolas, levando lições de prevenção, boas escolhas e, sobretudo, de como ter uma vida segura, saudável e responsável.

Contudo, desde que começaram as restrições sanitárias preventivas relacionadas à pandemia, os proerdianos saíram de cena e começaram atuar diretamente no policiamento.

Em Jaraguá do Sul e região não foi diferente, os policiais do Proerd saíram das salas de aula e começaram a atuar na fiscalização das medidas sanitárias.

Mas o policial que é proerdiano, mesmo cumprindo a sua missão com maestria no policiamento, sente um forte aperto no coração ao ficar longe das escolas, longe das crianças.

Para os estudantes, o contexto de alegria antes da pandemia também não era muito diferente! Aliás, a felicidade era recíproca. Bastava reparar no sorriso deles ao verem um policial com o leão Daren, o mascote do Proerd, estampado na viatura. “É o policial Proerd!”, diziam eufóricos, indo cumprimentar e abraçar o policial que descia da viatura.

Há sempre um recomeço

Para a felicidade de todos eles, proerdianos e alunos, neste ano as aulas reiniciaram ainda no primeiro trimestre (1º de março), de modo um pouco diferente do habitual, é verdade, mas o encontro novamente foi possível, presencial, em turmas intercaladas e, aos poucos, dando ar de que novamente voltará aos poucos ao normal. – Em muitos municípios as aulas iniciaram on-line.

Fotografia: policial Proerd Julio lecionando on-line | 3º BPM

Com um imenso sorriso estampado no rosto, o terceiro-sargento Valci, policial Proerd, disse que no recomeço a alegria foi intensa, e salienta como atuar em sala de aula lhe traz satisfação.

Já o segundo-sargento Massaneiro, que atua no Proerd desde 1999, contou que não aguentava mais ficar longe da sala de aula, e como foi angustiante ficar quase um ano longe das crianças.

Só quem esteve ou está em sala de aula sabe o quanto é gratificante um sorriso no rosto de um desses pequenos, quando uma deles entrega em um pedaço de papel um simples desenho de um policial ou então um bilhete, com uma singela frase: “policial, você é legal!” – Imaginem então quando uma deles, com um brilho no olhar, diz que o seu sonho é ser policial!

Um programa que fortalece as boas escolhas

O Proerd não pode parar, mesmo diante da pandemia ou de qualquer outra dificuldade, pois o Proerd ensina, sobretudo, como já dito no início, a como tomar boas decisões, a como fazer boas escolhas. Ou seja, decisões sempre são necessárias, diante das mais diversas situações. Isso vale para decisões sobre as drogas, sobre a violência, educação, respeito, sobre a saúde e as formas de evitar que uma doença se prolifere.

Como diz a letra da canção desse fantástico programa preventivo:

Proerd é o programa, Proerd é a solução…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s