A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) alertou nesta segunda-feira (14) sobre um brinde vindo da China.
Pessoas que compraram algum produto do país asiático estão recebendo pequenos pacotes como brindes. Houve casos que simplesmente o “brinde” chegou sem mesmo a pessoa ter comprado nada.
O conteúdo da embalagem é composto por sementes de diferentes espécies vegetais ainda não identificadas.
A orientação da Cidasc é para que, caso o cidadão receba algum pacote suspeito não abra, não semeie e não jogue no lixo. Mas leve até um escritório da Cidasc ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para que sejam recolhidas.
Também estão disponíveis para contato os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do estado, onde a pessoa poderá solicitar orientações adequadas.
“Apesar de parecerem inofensivas, estas sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causarem sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal, tal como vivenciamos atualmente com a pandemia por Covid-19” – salienta a Cidasc.
Jaraguá do Sul
Em Santa Catarina, o primeiro caso foi registrado no município de Jaraguá do Sul, onde uma pessoa relatou que comprou um item de decoração pela internet e ao receber a encomenda veio junto outro pacote com sementes.
Todo cuidado é necessário, pois a história já mostrou que alguns brindes e presentes podem ser fatais, como o conhecido episódio do “Cavalo de Troia”. – Ou, seria esse apenas um amistoso mimo?!! Na dúvida, não plante.