Cidade dos Respiradores: Jaraguá do Sul e as empresas que ajudam pessoas a respirar

Várias empresas do município de Jaraguá do Sul são conhecidas em todo o Brasil e também no mundo. O que é aqui produzido já está presente nos lares e empresas de todo o território, é o caso do vestuário, construção civil, motores e muito mais.

Diante da crise do Covid-19, novamente a cidade jaraguaense encontra protagonismo, e agora as empresas se reinventam e ajudam as pessoas que estão internadas em UTIs a respirarem com os ventiladores pulmonares.

Duas empresas já estão em plena fabricação dos produtos, outra ainda aguarda autorização para produzir em escala o seu dispositivo.

Nenhuma outra cidade no país tem um cenário como esse, proatividade, parceria e inovação. Como bem frisado no hino, “Jaraguá do Sul és gigante”, agora bem que merece uma placa de “Cidade dos Respiradores”.

Leistung Brasil

Instalada desde o ano 2000 no município jaraguaense, a empresa argentina Leistung está presente no bairro Nereu Ramos, e já produzia ventiladores pulmonares antes da pandemia.

Seus produtos já estão sendo fornecidos ao Ministério da Saúde, cujo contrato prevê a entrega de 1.202 equipamentos, em um investimento de R$ 78 milhões.

leistung

WEG

Já a empresa WEG, de berço jaraguaense e presente nos bairros Vila Lenzi e Centenário, buscou inovar e adaptou o seu parque fabril para essa nova demanda por ventiladores pulmonares.

No último sábado (30), entregou 200 respiradores para o Governo Federal, destinados a equipar UTIs do Ministério da Saúde em todo o país.

Nesta primeira etapa, a WEG irá produzir 1.450 ventiladores pulmonares, abastecendo tanto a união quanto o Estado de Santa Catarina.

Bold

Outra iniciativa foi a da empresa Bold, sediada no bairro João pessoa, que também adaptou o seu parque fabril para a produção do dispositivo T20. 

Esse aparelho é projetado para comprimir e descomprimir mecanicamente o reanimador manual do tipo AMBU (Artificial Manual Breathing Unit). 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o equipamento é destinado ao suporte ventilatório de emergência, mas não indicado para longos períodos. Diferente, portanto, dos ventiladores pulmonares.

 

Afinal, o que é um ventilador mecânico?

Ventilador mecânico é um equipamento desenvolvido para proporcionar ar a pacientes que não podem respirar sozinhos. Sua principal função é promover o tipo de respiração adequada ao paciente.

São aparelhos que tem como função principal fornecer e retirar ciclicamente um determinado volume de gás do paciente, a fim de oferecer oxigênio (O2) e retirar o dióxido de carbono (CO2). – Leistung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s