O governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência e estado de quarentena por 7 (sete) dias.
Isso determina que a maioria dos comerciantes fechem as portas, as escolas cancelem as aulas… No geral, orienta-se para que as pessoas se distanciem socialmente.
Tudo isso devido ao Covid-19 (coronavírus).
Mas o principal, e que muitos não compreendem, são os reais motivos de tal decisão, pois em muitas cidades não apresentam a doença. Então eis um dos motivos que está fazendo muitos governantes tomarem medidas duras de restrição:
A Propagação
A doença está em plena propagação pelo mundo, logo cientistas também intensificaram os estudos em busca de respostas.
Uma delas saiu no caso da Itália, em que o pesquisador Wladimir Lyra buscou matematizar a epidemia, e com os dados obtidos verificou que em média um infectado, antes de se curar ou morrer, passou para outras 3 a 4 pessoas. Isso faz com que os casos simplesmente dobrem a cada 4 (quatro) dias.
No Brasil
Para o país, segundo o modelo adotado e aplicando uma estimativa de que cada infectado passe o vírus para outras 6 (seis) pessoas em média, faria com que os casos dobrassem a cada 2 ou 3 dias.
Ou seja, se as pessoas continuarem levando normalmente suas vidas, no início de maio de 2020, mais da metade de população brasileira estaria infectada, e com aproximadamente 2 milhões de mortos.
Quarentena
Assim, fica claro o motivo pelo qual as pessoas se isolem, permaneçam em suas casas, somente saindo em casos de real necessidade, e mesmo assim tomando os cuidados preventivos necessários.
Vale ressaltar
Vivemos tempos difíceis, com decisões difíceis, e tudo o que está sendo feito antes do pior momento parecerá alarmista, mas depois que o pior da crise passar, ficaremos com a eterna sensação de que poderíamos ter sido mais efetivos e rígidos na prevenção e ter diminuído o número de mortos, dentre eles muitos conhecidos e entes queridos.
Leia a reportagem completa em:
Quantos podem morrer no Brasil pelo Coronavírus
Imagem: Quarentena e Isolamento