Por que devo respeitar o estado de quarentena?

O governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência e estado de quarentena por 7 (sete) dias.

Isso determina que a maioria dos comerciantes fechem as portas, as escolas cancelem as aulas… No geral, orienta-se para que as pessoas se distanciem socialmente.

Tudo isso devido ao Covid-19 (coronavírus).

Mas o principal, e que muitos não compreendem, são os reais motivos de tal decisão, pois em muitas cidades não apresentam a doença. Então eis um dos motivos que está fazendo muitos governantes tomarem medidas duras de restrição:

A Propagação

A doença está em plena propagação pelo mundo, logo cientistas também intensificaram os estudos em busca de respostas.

Uma delas saiu no caso da Itália, em que o pesquisador Wladimir Lyra buscou matematizar a epidemia, e com os dados obtidos verificou que em média um infectado, antes de se curar ou morrer, passou para outras 3 a 4 pessoas. Isso faz com que os casos simplesmente dobrem a cada 4 (quatro) dias.

No Brasil

Para o país, segundo o modelo adotado e aplicando uma estimativa de que cada infectado passe o vírus para outras 6 (seis) pessoas em média, faria com que os casos dobrassem a cada 2 ou 3 dias.

Ou seja, se as pessoas continuarem levando normalmente suas vidas, no início de maio de 2020, mais da metade de população brasileira estaria infectada, e com aproximadamente 2 milhões de mortos.

Quarentena

Assim, fica claro o motivo pelo qual as pessoas se isolem, permaneçam em suas casas, somente saindo em casos de real necessidade, e mesmo assim tomando os cuidados preventivos necessários.

Vale ressaltar

Vivemos tempos difíceis, com decisões difíceis, e tudo o que está sendo feito antes do pior momento parecerá alarmista, mas depois que o pior da crise passar, ficaremos com a eterna sensação de que poderíamos ter sido mais efetivos e rígidos na prevenção e ter diminuído o número de mortos, dentre eles muitos conhecidos e entes queridos.

Leia a reportagem completa em:

Quantos podem morrer no Brasil pelo Coronavírus

Imagem: Quarentena e Isolamento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s