Velha política leva tapa na cara em Jaraguá do Sul

O Secretário de Obras de Jaraguá do Sul, que também é suplente de vereador Jaime Negherbon (MDB), foi agredido na tarde de domingo (9) na localidade do Rio da Luz, após um temporal que acometeu a região de Jaraguá do Sul.

Sobre a agressão todos já sabem. Mas o que de fato isso significa?

O vídeo

Amplamente compartilhado nas redes sociais, o vídeo gravado por uma moradora mostra o secretário de obras em uma rua repleta de lama no Rio da Luz, caminhando ladeado por pessoas, tendo ao seu lado um homem visivelmente descontente, que foi buscar o secretário, segundo se ouve no vídeo, em uma festa que ocorria próximo ao local.

Visivelmente exaltado, o cidadão salientava que desde o ano de 2008 vem sofrendo com a situação das enxurradas,  que teve de tirar “dinheiro do bolso” e, salienta, também a lama de dentro de sua casa.

A velha política

Um dos nutrientes da velha política são as chamadas promessas de campanha.

Muitos candidatos as fazem aos montes e, quase que uma regra, não cumprem nem prestam satisfação para aqueles eleitores esperançosos de verem os problemas de sua região serem resolvidos.

Após quatro anos, é claro, a velha política sempre volta a visitar os eleitores, ouvindo atentamente os problemas e reforçando as promessas.

Cite-se que o secretário de obras foi eleito vereador na legislatura 2005/08, e reeleito para o mandato 2009/2012. De 2012 a 2016 foi vice-prefeito, e atualmente, como dito, assume o cargo de secretário de obras da prefeitura.

Segundo rumores, o agredido teria feito promessas políticas ao longo dos anos, que não resultaram em ação, causando, com isso, indignação por parte de moradores daquela região, que tiveram não apenas prejuízos financeiros, mas sobretudo emocionais.

A ruptura

Qualquer agressão é condenável no mundo em que vivemos, pois há os meios legais para se cobrar algo. Isso todos concordam!

Contudo, o sentimento de estar sendo enrolado e ver a situação caótica chuva após chuva, culminou no dia de fúria do morador em questão, que buscou o político em uma festa e o fez caminhar pela lama, intimidando-lhe e o agredindo.

A velha política já não encontra vez em nosso país, as pessoas estão cansadas de promessas nunca cumpridas.

Se virasse moda e cada cidadão resolvesse golpear com um tapa a cara de um político que prometeu algo e não cumpriu, muitos estariam com as bochechas avermelhadas e ardentes.

Logo, as promessas acabariam ou eles certamente desistiriam da vida pública.

Se esse caso resultou de falsas promessas, o tapa não foi na pessoa, mas sim na velha política! Mas quem realmente sabe disso são os envolvidos, pois não conheço e não possuo qualquer relacionamento com ambos.

O certo é certo, o errado é errado

Por mais que muitos se sentiram com a alma lavada após esse golpe, pois para muitos todos os políticos merecem levar alguns tapas, a verdade é que toda agressão não é bem-vinda, tanto que várias instituições assinaram uma nota repudiando o ato.

Em todas as matérias que li até o momento sobre o fato, não vi nenhuma declaração feita pelo agredido, confirmando ou não se a agressão foi resultado de promessas de campanha não cumpridas.

Também fico imaginando o morador e sua família, enxurrada após enxurrada, vendo e sofrendo com a situação naquela região “desde 2008”, segundo ele fala no vídeo!

Perguntas

De quem é a culpa?

Há falta de fiscalização em obras em áreas de risco?

O morador foi inconsequente em construir em local inadequado?

A Defesa Civil tem alguma responsabilidade sobre o caso? (ela foi citada no vídeo).

Houve realmente uma promessa não cumprida?

O que acontecerá com essa suposta vítima de promessas que perdeu a cabeça e se tornou agressor?

O que acontecerá com a vítima da agressão, ex-vereador, ex-prefeito e agora secretário de obras, que supostamente teria feito promessas e não as teria cumprido?

Aliás, quem é a vítima e quem é o agressor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s