Respondendo os questionamentos de um dos colegas sobre o mestrado, aproveito para aqui compartilhar, pois pode ser a dúvida de outras pessoas que também estão buscando informações sobre o tema.
O Reconhecimento de mestrado a distância é automático?
Não. Independente do país ou universidade, deve-se entrar com o processo de reconhecimento aqui no Brasil.
No país de origem o diploma é automaticamente reconhecido?
Deve-se verificar junto aos órgãos reguladores de cada país sobre a legalidade do curso. Oriento a entrar no site do Ministério da Educação do país e fazer buscas. É um trabalho nada simples, mas necessário. Se aqui no Brasil há várias normas que sempre estão sendo alteradas, e que muitas vezes depende de interpretações, em outro país, com outra língua, é uma grande jornada.
Diploma de mestrado a distância é válido no setor privado?
Normalmente sim. Setor privado preza pelo conhecimento e desempenho do funcionário. Se não demonstrar, é simples, está fora da empresa. Já no setor público, a regra é exigir a chancela do Ministério da Educação (MEC). Já se a pessoa é autônoma, poderá ostentar tranquilamente em seu escritório.
Entretanto, frise-se que na área da Educação privada há uma tendência em também exigir o diploma reconhecido. Se tiver alguma instituição em mente, antes de fazer a inscrição no mestrado ead, o melhor é perguntar na própria instituição e tirar a dúvida.
Servidor público precisa comprovar os conhecimentos para ter o diploma reconhecido?
Até seria interessante que isso ocorresse! Mas no setor público, até o momento, só sei de um único modo de ter o diploma reconhecido: “carimbo” do MEC.
Obrigado Eduardo pelo contato, e espero ter contribuído ;D