Capes recebe 17 propostas de mestrado a distância

No dia 29 de agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que das 665 propostas entregues para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), 17 foram para mestrado a distância.

Agora, as propostas passarão por análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, sendo que as recomendadas serão encaminhadas para aprovação do Conselho Nacional de Educação.

Ainda, segundo o Capes, das 17 propostas, duas foram na área de Ciência da Vida, nove em Humanas, uma proposta na Exatas e cinco propostas na área Multidisciplinar.

Baixa apresentação de propostas

Considerando que é um campo novo a ser explorado pelas Instituições de Ensino Superior, considero baixa a apresentação de propostas.

Esse número pode ser resultado de uma incerteza em relação ao projeto e sua apresentação com essa nova realidade ou, simplesmente, certo despreparo quanto ao quadro que se “mostrava”, com a autorização dos cursos de mestrado a distância.

Estimava, sinceramente, que esse número fosse, no mínimo, cinco vezes maior.

Agora, resta esperar o processo de avaliação das propostas e, considerando que algumas serão indeferidas, talvez menos de uma dezena efetivamente iniciarão, acredito, no primeiro semestre de 2020.

É um mercado que promete muitas ofertas, pois a busca é imensa. Aguardemos os próximos capítulos!

7 comentários

  1. Boa noite Luiz!
    Será que com essa liberação feita pelo Mec seŕa mais facil de reconhecer os mestrados da FUNIBER aqui no BRASIL??
    Estou pensando em Fazer Mestrado em Educação pela Funiber!

    Curtir

    • Olá José Carlos, acredito que é uma luz no fim do túnel, mas fácil não será, principalmente dependendo do formato do curso, totalmente EaD, comparando com aqueles que serão oferecidos por aqui. Para ser sincero, nesta altura, eu esperaria mais um pouco, ainda mais que as propostas de cursos enviadas para a Capes para o mestrado nesse novo formato foram em Educação. Para ter uma ideia, fará um ano, agora em abril, que estou esperando os documentos do mestrado! Abraço guerreiro e boas escolhas 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s