Geralmente ouvia com descrédito quando alguém falava que o carro fazia algo superior a 16 km/l, pois tive quatro veículos 1.0 e apenas uma vez me aproximei desse número em uma viagem. Entretanto, com a última aquisição, pude confirmar que é possível sim o veículo fazer mais com o mesmo litro de combustível ou, na segunda hipótese e menos provável, o computador de bordo veio com defeito. Mas vamos aos números…
Na primeira viagem que fiz com a minha família foi de Jaraguá do Sul a Florianópolis, aproximadamente 190 km. A média foi tirada somente no trajeto de retorno da capital catarinense, e registrou 18 km/l.
A segunda média foi realizada no último domingo, 3 de fevereiro, trajeto União da Vitória-PR – Jaraguá do Sul-SC, aproximadamente 250 km. A média foi de surpreendentes 19,6 km/l.
Contexto de ambas as viagens:
GM Onix LT 1.4 spe/4, 2018/19, manual, aro 15, abastecido com gasolina comum, com quatro adultos, uma cachorrinha e porta-malas cheio.
De Floripa para Jaraguá, via BR 101 e depois BR 280, ar-condicionado ligado em todo o trajeto. Velocidade média de no máximo 100 km/h.
Já de União para Jaraguá, via BR 280, ar-condicionado ligado em determinados momentos até o meio do trajeto, no município de Mafra, depois desligado. A velocidade foi de 80/90 km/h, em determinados pontos ficou em 50 km/h, atrás de caminhões, e noutros 110 km/h, durante ultrapassagens.
Avaliação
Economia excelente, potência no motor, segurança nas ultrapassagens e estabilidade nas curvas na serra da BR 280, em Corupá…
Resumindo: plenamente satisfeito!!!