Fugir da PM é roleta-russa

Em uma verdadeira roleta-russa, dois jovens tiram suas próprias vidas em Jaraguá do Sul, após perseguição policial.

O que é roleta-russa?

Segundo uma definição em um dicionário na internet, roleta-russa é “a operação que consiste em deixar uma só bala no tambor de um revólver, fazê-lo girar, apontar o cano da arma para si próprio ou para outrem, sem conhecer a posição exata da bala, e apertar o gatilho, isso por bravata e/ou desejo de experimentar emoções violentas”.

Qual foi a ocorrência?

Por volta das 14 horas, desse sábado, 20, policiais militares que estavam em rondas pela rua Domingos Sanson, em Jaraguá do Sul, suspeitaram de uma motocicleta com dois ocupantes.

Os policiais deram ordem de parada, mas o motociclista começou a fugir por diversas ruas, transitando, inclusive, pela contramão em uma das principais e mais movimentadas avenidas do município, Prefeito Waldemar Grubba.

Já na BR-280, em Guaramirim, o motociclista colidiu sua moto em três carros. O condutor de 20 anos e sua namorada de 14, não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito.

Qual o motivo da fuga?

A motocicleta Honda CG, emplacada em Guaramirim, segundo a Polícia Militar, estava com o escapamento irregular, na consulta realizada no sistema, a Carteira Nacional de Habilitação estava cassada, e o jovem ainda possuía algumas passagens pela polícia.

moto acidente
Fotografia: redes sociais: moto envolvida no “acidente”

Roleta-russa e fuga, qual a relação?

Quando alguém foge da polícia, seja por cometimento de um crime (homicídio, roubo etc), ou por infrações administrativas, como habilitação cassada, ou ainda alterações de características no próprio veículo, ou por qualquer outro motivo, está numa roleta-russa.

Na maioria das perseguições o pessoa que está tentando fugir não pensa nas consequências, transita pela contramão, sobe em calçadas, desenvolve velocidade excessiva em vias urbanas movimentadas, dentre outras ações que colocam não apenas a sua vida em risco, mas a de várias outras pessoas inocentes.

O ser que foge imagina ser poderoso, mais rápido, inteligente, capaz de deixar para trás várias viaturas, motocicletas, imagina que não será visto pelas câmeras de monitoramento, imagina que o helicóptero da Polícia Militar nunca chegará e o encontrará; imagina que todos os cães do canil da PM estarão com gripe e nunca o encontrarão; imagina que o sistema de comunicação da polícia falhará…

Às vezes, o indivíduo até consegue fugir, mas na maioria das vezes ele é preso, capturado, mordido pelos cães quando encontrado, ou morto em confronto.

Fugir da polícia é uma roleta-russa, em que a pessoa acaba, pela execução de suas próprias ações durante a fuga, tirando a sua própria vida.

Quando são apenas eles que se vão, tudo bem, apontaram o gatilho para a sua própria cabeça e se deram mal, o pior é quando nessa fuga desenfreada, brincam de roleta-russa com a vida dos outros, que sem dever nada, têm seus bens danificados, são lesionados ou perdem a vida.

Assim nos perguntamos: tentar fugir da polícia é coragem ou burrice? vale a pena?

Para aqueles que se foram, o fim, para os que ficaram, a dor.

A Polícia Militar, ainda, divulgou uma Nota para a Imprensa no início da tarde desta segunda-feira, 22, lamentado o desfecho da ocorrência, ressaltando que “O acompanhamento da guarnição da polícia militar foi estritamente técnico, procurando minimizar os riscos ao próprio condutor da moto em fuga e aos demais usuários das vias, mas nem isso foi suficiente, face a forma de condução da motocicleta, escolhida pelo condutor”

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s