Obediência e Respeito aos pais

As pessoas sempre falam que as crianças e os adolescentes estão recheados de direitosmas que não possuem deveres a cumprir.

Entretanto, para os pais desavisados ou mal informados, vou citar um artigo do Código Civil, que municiará o discurso paterno toda vez que forem exigir uma tarefa de seus filhos.

Afixem essa nota na porta da geladeira, ou emoldurem e coloquem em um local de destaque na sala de estar.

De acordo com o Código Civil, em seu artigo 1634, IX, diz que:

“Compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, […] quanto aos filhos: exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição”.

Percebam que nesse artigo o verbo utilizado não é qualquer um: como “poderá exigir”, ou “ficará a critério dos pais exigir respeito”; mas o verbo utilizado é em sua forma imperativa, ou seja, ele ordena aos pais, dizendo que eles deverão exigir respeito, os pais deverão exigir obediência, e os pais deverão exigir que os filhos façam serviços domésticos, de acordo com a idade e condição.

Ora, chega daquela história de você arrumar a cama depois que o seu filho acorda, chega de você tirar da mesa o prato, os talheres, ou a xícara que seus filhos usam… Determine para que eles façam essas pequenas tarefas, ensine-os a serem responsáveis.

Aos poucos, faça-os conhecerem a esponja e o detergente, para que aprendam a lavar a louça que sujam; aos poucos, apresente-os à vassoura, para que aprendam a varrer o chão de sua própria casa, e assim ajudarem na limpeza e conservação do local em que moram.

– Como preconiza a Lei, tudo ao seu tempo, é claro.

Lembrem-se, pais ou responsáveis, vocês são aqueles que deverão exigir, não a Escola, não a Igreja, não a Polícia. Mas somente vocês! 

Fazendo e exigindo isso, vocês estarão criando e educando uma pessoa responsável; não um marmanjo ou “marmanja” que não quer saber de estudar, trabalhar, ajudar em casa e, além de tudo, que só quer saber de exigir mordomias e pedir dinheiro para os pais.

Saiba mais sobre o Código Civil: Código Civil

imagem: http://serjovemcomcristo.blogspot.com.br/2011/02/ser-jovem-os-limites-da-idade-do_23.html

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s