"Estacionamento Rotativo – 10 min livre"

 

Pagar para estacionar o veículo, no centro de Jaraguá do Sul, já é uma rotina inserida na vida dos munícipes.

Lembrando que o único motivo (ao menos o oficial) para a implementação do estacionamento pago é a questão da rotatividade das vagas.

Entretanto, ainda considero um absurdo ter que pagar uma quantia considerável para permanecer estacionado por, muitas vezes, cinco minutos. Houve uma certa ocasião em que estacionei o veículo, saí com um documento, entrei em determinada loja, entreguei o documento, retornei ao carro, coisa de dois ou três minutos, no máximo, e lá estava um “aviso” para regularização do estacionamento. Repito: absurdo incontestável!
Entretanto, em minhas viagens para minha terra natal, Porto União-SC/União da Vitória-PR, cidades em que também instituíram o estacionamento rotativo, encontrei uma filosofia de estacionamento rotativo voltada para aquele motivo único e indiscutível para se manter um serviço oneroso para o cidadão: rotatividade das vagas.
Acontece que lá, a pessoa estaciona o veículo, sai, e ao retornar para o carro encontra o seguinte cartão:
Ou seja, CORTESIA 10 MINUTOS! E, se por ventura o cidadão passa mais tempo ausente, sem pagar pelo estacionamento, ele tem que regularizar o estacionamento, mas o valor da “multa” é dado em cartões para estacionar. Ou seja, o cidadão, nesse contexto todo, além de ter vagas disponíveis para estacionar, paga um valor menor, ganha 10 minutos de cortesia e, quando multado, recebe o valor em cartões de estacionamento.
Diferente de Jaraguá do Sul, onde se paga por três minuto de estacionamento, o valor de R$ 1,00, e quando “multado” o valor pago não vale como estacionamento, ou seja, para manter o veículo estacionado a pessoa deve pagar novamente.
Assim, percebemos que é possível fazer diferente, e para melhor, pois se outras cidades conseguem, por que nós, que vivemos na pujante Jaraguá do Sul, não conseguiríamos? Um pouco de vontade política é sempre bem-vinda.

Quem sabe na atual administração municipal as coisas melhorem. Torço para isso!

Aliás, já tenho até o slogan: 

Estacionamento Rotativo – 10 min livre – Não estacione essa ideia!”

imagem 1: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3240796.xml&template=4187.dwt&edition=16699&section=1192
imagem 2: cartão cortesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s