"Porto União, Cidade Amiga"

Porto União, cidade de aproximadamente trinta e cinco mil habitantes, situada no planalto norte catarinense. Como dizem: Porto União, Cidade Amiga.
Para quem conhece ou conheceu, no centro dessa histórica cidade há uma pequena praça, cujo destaque, eram as árvores, que ali estavam enraizadas por décadas.
Próximo dessa praça há uma calçada central, de mais ou menos cinquenta metros de comprimento, a qual divide as vias de circulação de veículos. Detalhe, em toda a extensão havia árvores que embelezavam essa paisagem central.  
Entretanto, há cerca de dois ou três anos, houve uma “revitalização” daquele espaço, momento em que foram derrubadas as árvores e esparramado concreto em toda a extensão.  Ou seja, destruíram a leveza e a beleza do local, tornando o cartão postal incolor e, portanto, sem graça.
Mas pelo menos restava a pequena praça, com suas árvores. Mas, infelizmente, eu digo isso usando os verbos no passado.
Pois o que acabo de perceber, ao visitar o centro dessa cidade, foi a complementação do massacre iniciada há alguns anos. Ou seja, o projeto de “revitalização” não havia sido concluído, logo, mais uma vez, derrubaram as históricas árvores e deram lugar a pequenas mudas que demorarão décadas para crescerem. 

 Em toda essa extensão de calçada habitavam várias árvores

Antiga Estação Ferroviária, em frente à praça Hercílio Luz – também já foi mais conservada

Praça Hercílio Luz/2012

Praça Hercílio Luz/2011
clique aqui para ver esta e outras fotos de Porto União: http://www.flickr.com/photos/fabianafreisleben/5563772487/

Motivos que os levaram a fazer isso não sei, e nem quero saber, para não passar mais raiva ainda, pois tenho certeza que foi uma ação impensada de alguns iluminados. Contentaria-me, apenas, de ter o poder da caneta, e daí meus amigos, quem planejou essa barbárie, além de estar desempregado, seria presenteado com a feliz missão comunitária de limpar o gigante rio Iguaçu, que banha Porto União da Vitória, plantando, em suas margens, centenas, milhares de mudas de árvores.
Realmente sinto, nesta breve visita, que Porto União ficou ofuscada, e quanto ao título Cidade Amiga, até pode ser, mas se você for uma árvore, “fique com uma raiz atrás, ao passar por lá”.

2 comentários

  1. Nostalgias a parte, confesso que cheguei a brincar naquelas árvores, ponto forte dos programas de domingo com visitas ao centro das Cidades Gêmeas…é simplesmente revoltante!

    Curtir

  2. É meu caro, conversei com poucos em Porto União, e me decepcionei ainda mais, pois me disseram que a mudança simplesmente aconteceu sem discussão, opinião pública etc. Uma parte da história que ficou só nos livros e nas lembranças de quem lá esteve. Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s